segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Representação digital da informação

Os computadores lidam com informação codificada sob a forma de uma sucessão de dígitos binários (bits) que assumem apenas dois valores, 0 e 1.  Sendo assim, todas as memórias informáticas e suportes de armazenamento usados nos sistemas informáticos encontram-se codificados sob a forma destes dígitos, sendo um bit a unidade mínima de informação no sistema binário, que ao serem agrupados tornam possível a apresentação de letras, imagens, sons ou outros tipos de dados do sistema informático. Apesar destes sistemas processarem a informação através do tipo de software com que operam, o hardware trabalha fundamentalmente com base no sistema binário. A representação digital da informação é, portanto, a primeira característica dos sistemas multimédia, pois é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico.


  • Conversão do sistema decimal(10) para binário(2)
Para que se possa converter um número decimal para um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. No final, o número binário forma-se pela leitura, por ordem inversa, de todos os restos das divisões, tendo início no quociente da última divisão.

67(10) = ? (2)

67(10) = 1000011(2)


  • Conversão do sistema binário(2) para decimal(10) 
Para converter um número binário para um número decimal é necessário escrever por ordem cada bit que o compõe, multiplicando cada um por 2 (base do sistema binário) elevado à posição que ocupa. A base do primeiro bit é elevada a 0, a que aparece imediatamente à sua esquerda é elevada a 1 e assim sucessivamente. No final, soma-se os resultados de cada multiplicação, obtendo-se o número decimal.

100011(2) = ? (10) 
100011(2) = 35(10) 

  • Múltiplos do Byte

1 Byte = 8 bits


Sem comentários:

Enviar um comentário