domingo, 18 de novembro de 2012

Cor

A cor está presente em tudo o que observamos e desempenha um papel essencial na perceção dos objetos através da presença de luz, conferindo realismo às imagens e às cenas visualizadas. 
A cor transmite informação sobre as condições de iluminação e da forma dos objetos visualizados, acentuando os seus contornos, sendo o realismo e a naturalidade dos resultados observados tanto maior quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor.
Assim sendo, a cor de um objeto depende das características das fontes que o iluminam, das características da reflexão da luz produzida pela sua superfície e das características sensoriais da visão humana ou de câmaras digitais.


Pode-se dizer, então, que sem luz não há cor!

A luz é considerada um atributo dos objetos, pois a perceção, pelo sistema de visão do ser humano, da emissão, reflexão e difusão da mesma condiciona a cor destes. A luz é constituída por ondas eletromagnéticas com diversos comprimentos e o espectro de luz visível compreende os comprimentos entre 380 a 780 nm, associando-se cada um a uma determinada cor.



A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Esta interpretação é feita depois da luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Assim, os olhos são os sensores de toda a visão, que pode ser de dois tipos: escotópica e fotópica.


  • Visão escotópica
A visão escotópica capta baixos níveis de luminosidade, não detetando as cores. Isto porque, apesar de haver sensibilidade quanto às alterações da luminosidade, não há quanto aos comprimentos de onda. Este tipo de visão é utilizado durante a noite ou em ambientes escuros, onde o olho passa a ser mais sensível às "luzes azuis". Os bastonetes (células do olho humano que têm a capacidade de reconhecer a luminosidade) são os sensores utilizados pela visão escotópica, que são sensíveis ao brilho mas não detetam a cor.

  • Visão fotópica
A visão fotópica é o termo científico que se dá à visualização das cores, por parte do olho humano, durante o dia ou em níveis normais de luminosidade. Este tipo de visão é sensível aos comprimentos de onda da luz visível e, portanto, sensível à cor. Os cones (células do olho humano que têm a capacidade de reconhecer as cores) são os sensores utilizados pela visão fotópica, existindo três tipos diferentes na retina, em que 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).




Fonte: apontamentos da aula;
http://aplinf.blogspot.pt/2007/11/viso-escotpica-viso-fotpica.html

Sem comentários:

Enviar um comentário