sábado, 24 de novembro de 2012

Modelo CMYK

O modelo de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) foi constituído a partir da adição da cor preta ao modelo CMY (Cyan, Magenta, Yellow). A cor preta resulta da sobreposição das cores primárias (ciano, magenta e amarelo) e foi adicionada a este modelo de modo a facilitar a sua obtenção quando impressa em papel, não tendo, por isso, que se recorrer à mistura de cores. A impressão assenta na sobreposição de camadas de tinta de ciano, magenta, amarelo e preto, representando as áreas brancas a inexistência de tinta e as áreas escuras uma concentração de tinta.
O modelo CMYK baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. Daí ser considerado um modelo subtrativo, visto que as cores são criadas pela redução de outras da luz que incide sobre a superfície de um objeto.

O modelo CMYK é utilizado em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia. 


Pode-se estabelecer uma relação entre os modelos CMYK e RGB, pois as cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do RGB e as cores primárias do RGB são as secundárias do CMYK.




Fonte: apontamentos da aula;

Sem comentários:

Enviar um comentário