terça-feira, 13 de novembro de 2012

Fontes tipográficas

Uma fonte tipográfica é um padrão ou conjunto de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos que apresentam o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, o mesmo tamanho (corpo). Estas fontes são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, o modo como vão ser impressas e visualizadas no ecrã e são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.

Uma família tipográfica é um agrupamento de caracteres com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Duas das famílias mais conhecidas são a Helvética (Arial), que faz parte da família das fontes sem serifa, e a Times, que faz parte da família das fontes com serifa.

Classificar os tipos de letra em serifa e não-serifa é o principal sistema de diferenciação de letras:
  • Fontes com serifa (serif): conjunto de caracteres com acabamentos nas extremidades. 
As fontes com serifa são utilizados em blocos de texto, pois facilitam a leitura por parte do leitor, uma vez que fazem o texto parecer contínuo.
Times new roman, Garamond e Bodoni são algumas fontes com serifa.

  • Fontes sem serifa (sans-serif): conjunto de caracteres sem acabamentos nas extremidades.
As fontes sem serifa são utilizadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos do leitor.
Helvética, Futura, Avantgarde são alguns exemplos de fontes sem serifa.







Tipos de fontes:

Os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão e descrevem características como o desenho, o tamanho (uma fonte utiliza como unidade de medida o ponto (pt) que corresponde aproximadamente a 0,3528 mm), o espaçamento e a largura dos seus caracteres e os estilos (itálico, negrito e negrito itálico). Existem dois tipos de fontes:

  • Fontes bitmapped
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis e, por isso, ao serem ampliadas, perdem qualidade. Estas são concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica. Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol são as cinco fontes bitmapped.

  • Fontes escaladas
As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho, contendo informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas e podem ser ampliadas sem perder qualidade. As fontes escaladas são: Type 1, TrueType e OpenType.





Fonte: apontamentos da aula; 

Sem comentários:

Enviar um comentário